segunda-feira, 16 de março de 2015

TIME MACHINE

Por Prof. Dr. Sofiane Labidi

Uma das ideias mais fascinantes da ficção científica é a noção de viajar através do tempo: voltar ao passado e ir ao futuro.  Viajar no tempo tornou-se um tema popular de ficção científica, principalmente após a publicação do livro “A Máquina do Tempo” de H.G. Wells, em 1895.
Entretanto, durante muitas décadas viagens no tempo não pertenciam aos limites da ciência séria e respeitável.Mas, o conhecimento científico evolua ao longo do tempo i.e.o que é considerado verdade hoje, pode não ser amanhã, e vice-versa.
Por exemplo, há seis séculos,dominava a teoria do universo geocêntrico defendida pelo cientista grego Claudio Ptolomeu e pela Igreja, e que considera a Terra como o centro do Universo. Hoje, sabemos que a Terra não é sequer o centro do Sistema Solar.A Terra gira em torno de seu próprio eixo e do Sol. O Sol também gira em torno de um referencial na Via Láctea, que é a nossa Galáxia. O Sol é o centro de nosso sistema solar.  Existem milhares de Galáxias no Universo e todas giram também.Esse movimento que foi liderado por Nicolau Copérnico,e consolidado posteriormente pelo físico italiano Galileu Galilei, é chamado de heliocentrismo em oposição ao geocentrismo.
Da mesma forma, o tempo era considerado como absoluto e universal, i.e.igual para todos, independentemente das circunstâncias físicas. Mas, em 1905, Albert Einstein publicava a Teoria da Relatividade.  Na sua teoria, Einstein afirma que o tempo não é o mesmo para todos, ou seja, quando dois objetos se movem de maneiras diferentes um em relação ao outo, eles experimentam durações diferentes.  O tempo é portanto relativo dependendo do ponto de vista (relógio interno) de cada observador (objeto).
Isto é explicado no “Paradoxo dos gêmeos”.  Imagina dois irmãos gêmeos Maria e João.  João viaja para visitar um estrela distante, enquanto Maria permanece na Terra.  Se para João, a viajem durou um ano, quando ele voltar, ele descobre que dez anos se passarem na Terra e portanto João e Maria não têm mais a mesma idade.  Maria será 9 anos mais velha que João apesar dos dois terem nascidos no mesmo dia.  Esta variação é chamada “dilatação do tempo”.
No nosso dia-a-dia na Terra, nós não observarmos grandes variações porque este fenômeno de dilação do tempo só é sentido quando nós nos aproximamos da velocidade da luz.  Para as viagens em aviões comerciais aproximando onde a velocidade fica em torno dos 900 km por hora, a dilatação do tempo não ultrapassa alguns nano segundos, muito pouco para observar mudanças.  De qualquer forma, os relógios atômicos tem capacidade para registrar com precisão esta mudança mostrando que o movimento afeta o tempo.
Os raios cósmicos também apresentam saltos gigantescos no tempo. Essas partículas se movem em velocidades tão próximas da luz que, para o ponto de vista de seus relógios internos, atravessam a galáxia em alguns segundos, embora para a referência da Terra pareçam levar milhares de anos. Se não houvesse dilação do tempo, essas partículas nunca chegariam aqui. Mas, existe um outro fator importante que influencia na dilatação do tempo que é a gravidade que puxa a luz.
Assim, para Einstein, o tempo não é algo estático mas pode sim ser modificado.  Podemos nos deslocar para trás e para frente no tempo assim como o fazermos no espaço.  O tempo é apenas um tipo de espaço.  É a quarta dimensão.
Isto pode não estar tão longe a acontecer quanto se pensa!Para provar esta teoria, os cientistas estão construindo uma máquina do tempo.
Normalmente, pensamos que o tempo é uma linha reta, indo do passado para o presente, e para o futuro.  Se o espaço for torcido vigorosamente, então a linha do tempo vai se torcer dentro de um anel, eportantopodemos ir do futuro de volta ao passado.
De acordo com a teoria relativista, quando nos aproximamos da velocidade da luz, o tempo fica mais lento.  E se pudemos ir mais rápido de que a luz, aí o tempo poderia se reverter.Mas como poderemos fazer isso? 
A inspiração dos cientistas é de usar a luz.  A máquina do tempo deve ser baseada na luz.  Experiências estão sendo realizadas usando laser de alta energia para agitar o tecido do tempo dentro de um tubo.  A máquina do tempo seria pequena, bem pequena!
O que importa agora não é mandar seres humanos para o tempo.  Incialmente, podemos mandar partículas quânticas.  Assim podemos mandar informações para o passado.  Poderemos assim avisar a nós mesmos sobre desastres futuros e evitar catástrofes, etc.
Começamos assim a entender melhor o conceito do tempo a partir da teoria da relatividade.  A relatividade mudou radicalmente as bases da Física, alterando conceitos tão fundamentais como tempo e espaço.

Este é o primeiro grande passo rumo à concretização deste sonho que será realizado ainda neste século.  O Homem se deslocando através do tempo.  Isto é ciência, isto é simplesmente primoroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...