segunda-feira, 23 de março de 2015

ÁGUA E PAZ COM A NATUREZA

Celebramos hoje o Dia Mundial da Água.  O Brasil é o país com maior volume de água doce do mundo.  Temos 12% da água doce superficial do mundo. Temos o Amazonas que é o rio mais volumoso do mundo, e temos chuva abundante em 90% de nosso território com exceção do Semiárido.  Temos a maior reserva de água do planeta.  Infelizmente, apesar disto, vivemos hoje uma das maiores crises hídrica da história.

É, sem dúvida, um momento extremamente delicado e é muito importante para nós refletimos e conscientizamos sobre a necessidade da preservação do líquido mais precioso de nosso planeta.  Durante muitos anos usamos e desperdiçamos muita água sem a mínima preocupação.  Sem a água, a vida não existiria.  Seres humanos, animais, e plantas, todos precisam da água para viver e crescer.
A água para o nosso planeta é como o sangue para nosso corpo.  A exemplo do sangue que leva os nutrientes, oxigênio, etc. para as células do organismo em todos os tecidos do corpo, a água transporta os nutrientes para os milhares de organismos vivos na Terra.  Da mesma forma que aproximadamente 70% da superfície da terra é composta por água, 70% de nosso corpo é também constituído por água, tendo o sangue seu principal distribuidor.  Mais de 80% de nosso sangue é constituído de água facilitando assim a irrigação e alimentação de nosso corpo.
A água é um dom da natureza.  Ela existe nos três estados: líquido, sólido e gasoso, dependendo da temperatura ambiente.  Sua abundância no nosso planeta contrasta com o fato que menos de 3% de toda água é doce; o resto (97%) é água salgada, imprópria ao consumo.  Pior ainda, menos de 1% desta água é disponível para utilização, pois a maioria da água doce encontra-se nas geleiras nos dois polos ou nos subsolos muito profundos.  Estima-se que, em 100 litros de água neste planeta, apenas o equivalente a uma colher de chá é potável.  Tudo isto mostra a escassez da água potável, e encarece o acesso à água pelo homem.  É preciso lembrar que a água é um recurso muito limitado.  Além disso, ela é mal distribuída no planeta.
A convivência do homem e da água é muito antiga.  Ao longo da história, o homem aprendeu a usar a água em seu favor para plantar, criar, gerar energia, etc.  O homem sempre procurou morar perto dos rios para obter água potável, facilitar a irrigação, gerar energia, etc.  A água foi também fundamental na revolução industrial permitindo o surgimento da roda d´água (roda de Burden), a máquina a vapor, as usinas, refinarias, hidrelétrica, etc.
Com o aumento da população mundial, o crescimento da produção industrial, e a falta de políticas públicas de sustentabilidade ambiental, o problema do acesso à água está se tronando cada vez mais preocupante.  De fato, para produzir um quilo de papel, são usados 500 litros de água; para fabricar uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água, etc.  Enquanto a recomendação da UNESCO é de um consumo médio de 120 litros individual por dia, uma pessoa chega a gastar cerca de 500 litros de água por dia.  Realmente, o desperdício é muito grande.
A escassez da água é hoje um fenômeno mundial, e se nenhuma providência é tomada, estima-se que em 2050, a metade da população mundial não terá acesso à água o que levará a muitos conflitos entre os povos.
A falta de água está se agravando cada vez mais por inúmeras razões: a impermeabilização do solo resultando do asfaltamento e da edificação impede a infiltração da água da chuva no solo e consequentemente, prejudica o processo da recarga dos lençóis freáticos.  Recentes pesquisas mostram que as mudanças climáticas irão agravar até 40% a falta d’água no planeta.
Entretanto, a causa mais importante é a poluição fruto do descuido do homem.  Se um rio é contaminado, a população inteira sofre as consequências.  O lixo é jogado nos rios, no mar, nos lagos, sem nenhum tratamento, matando os peixes e a vida.  Um rio poluído é sujeito à morte.  Estima-se que, nas capitais brasileiras, apenas 17% das indústrias tratam seus esgotos e que 83% jogam nos rios todo lixo produzido.  No Maranhão, uma universidade como a UFMA que deve mostrar o exemplo, está jogando o seu esgoto no Rio Bacanga, sem nenhum tratamento, algo inadmissível, inimaginável, e não conduz com a missão que deva ter uma academia.
A atividade agrícola também é muito poluidora de água.  Os agrotóxicos e os pesticidas são muito prejudiciais, pois, carregados pela água da chuva, penetram o solo e atingem os lençóis freáticos ou são levados para os rios e mananciais.  Isto nos alerta cada vez mais sobre a importância da agricultura orgânica.
A água poluída pode causar doenças como cólera, febre tifoide, disenteria, amebíase, etc.  Apesar disto, mais de 30% da população brasileira não tem água encanada e nem saneamento básico.
O consumo de água cresce a cada dia, porém a quantidade de água disponível para o consumo no planeta é a mesma.  Algumas soluções estão sendo adotadas para obtenção de água potável como a dessalinização da água do mar, derretimento geleiro, etc.
A água é o melhor amigo da nossa saúde, forma física, e beleza.  A nossa sobrevivência depende de nossa capacidade de usar e de cuidar desta riqueza.  Devemos acabar com o desperdício de água.  Mudar nossos hábitos, nossos costumes nossa forma de lidar com a água no quotidiano: fechando a torneira ao escovar os dentes, reaproveitando a água de uso doméstico, economizando água tratada, utilizando menos detergentes, jogando o lixo no lugar apropriado, entendendo e respeitando o ciclo e o fluxo da água, plantando árvores, denunciando as empresas poluidoras, denunciando ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais, etc.
Precisamos também cobrar a implantação de leis de proteção ao meio ambiente e contra as poluições a exemplo da Lei “Cidade Limpa” de São Paulo.  Projetos de perenização dos rios, e a construção de barragens são ações concretas que devem ser levadas a sério.
É preciso realizar estudos aprofundados sobre as bacias hidrográficas e o fluxo das águas das nossas cidades.  Esses estudos devem ser levados em consideração no planejamento das cidades, pois não podemos continuar a desafiar a natureza construindo nos lugares errados e asfaltando nos lugares errados.

Contudo, necessitamos principalmente de educação.  Uma educação que nos leva ao estabelecimento da consciência ecológica, para uma convivência em harmonia com a natureza, e para uma verdadeira solidariedade entre os seres humanos.  Precisamos cuidar deste bem valioso que a natureza nos deu.  Precisamos ter paz com a natureza e nos preocupar de vez com nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...