terça-feira, 28 de abril de 2015

A UFMA PEDE SOCORRO!

Por Prof. Dr. Sofiane Labidi
     A dezoito anos no poder (dez anos na direção do hospital universitário e oito anos na reitoria), a cúpula da atual administração superior da UFMA sonha e planeja perdurar ainda maisum bom tempo no seu reinado.
     Direito legitimado assegurado deles, se não fosse pela práticada máxima bolchevista “os fins justificam os meios”.        Para isto, tudo é permitido: uso da máquina na campanha, campanha antecipada, ferimento à democracia ao nomear um conselho universitário pró-tempore que, por via de regra, devia ser eleito, a prática da perseguição, intimidação, e a difamação, e por ai vai.
      Tudo isto em nome de uma gestão histórica e revolucionária.Algumas pessoas estão de queixo caído ao ver as melhorias infra estruturais e a maquiagem feita na Ufma.  Convido essas pessoas a visitarem universidades aqui mesmo do nordeste como UFPI e UFPA por exemplo(as federais do Piauí e do Pará). Senhores, estamos longe de chegar perto!
    Na realidade, a maioria não sabe que a UFMA, a exemplos da maioria das Universidades Federais, jamais recebeu tanto recurso e apoio na sua história.  Mérito dos Governos Lula e Dilma.  Que a justiça seja feita!  Além disso, devemos ressaltar o empenho da nossa bancada de deputados e senadores em Brasília que assegurarem bastante recursos para a nossa querida universidade.  Todos, sem exceção, participarem deste esforço.  São cerca de 100 milhões de reais só em 2014 para que se tenha ideia.  Infelizmente, pouca gente sabe disso.
     Com tanto recurso, devíamos fazer muito mais pela UFMA.  Infelizmente, esse esforço não foi acompanhado por uma melhoria no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e a nossa universidade encontra-se hoje no pior momento de sua história.  Prova disso são os indicadores de qualidade da UFMA queestão despencando seguindo os dados do MEC.Por exemplo, enquanto as universidades de todo o pais estão investindo na educação a distância (EAD), a UFMA que chegou a ter cerca de 15.000 alunos em Educação a Distância, hoje não passa dos 3.000 alunos.  Os campi do interior estão sofrendo com a falta de transporte, de moradia, de restaurante, et.
    O descompromisso com quem faz a alma da universidade que são seus alunos, professores e técnico-administrativos é alarmante.  Falta diálogo, falta respeito, falta aproximação.  A UFMA de hoje é uma caixa preta que necessita de modelo de gestão participativo e eficaz.  Tudo é centralizado na figura do reitor o que inviabiliza o funcionamento da instituição.  As pró-reitorias não têm autonomia para gerir os recursos.
     A insatisfação é muito grande tantos dos alunos como dos professores e dos técnicos administrativos.  Vamos salvar a Ufma Este gigante adormecido, precisa ser acordado.
     Nas minhas falas, sempre ressaltei a dimensão extraordinária da UFMA e sua importância para o Maranhão.  A UFMA é cheia de competências e talentos. A UFMA gera conhecimento de qualidade: monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos publicados em periódicos, etc.Infelizmente, esse conhecimento gerado fica nas prateleiras e está sub utilizado.  Isto não é a culpa do pesquisador, mas sim da falta de uma verdadeira política institucional para transformação deste conhecimento gerado em inovações, patentes, royalties, políticas públicas, etc.
      Estamos propondo a criação da Agência UFMA de desenvolvimento, a exemplo da Inova da Unicamp, que se encarregará disto e da interação Universidade-Empresa.  O conceito do “Conhecimento Útil” é aproveitamento do conhecimento gerado na academia em pró da sociedade e do desenvolvimento.  Difamar minha fala e espalhar nos blogs que estou dizendo que os pesquisadores da Ufma fazem pesquisas inúteis é um descompromisso com a verdade e só é prova do desespero do grupo no poder que está assistindo o seu castelo desmoronar.
   Em pleno século XXI, essas práticas desrespeitam a nossa universidade e não conduzem com a ética e a cidadania.  A UFMA está pedindo mudanças.  A Ufma está pedindo novos ares, um novo modelo de gestão moderno, e um novo olhar sobre seu papel na sociedade.

    A nossa fé é muito grande.  Vamos salvar a Ufma, vamos lutar por uma universidade democrática, inclusiva,moderna, inovadora, e que busca estar em um patamar de excelência, garantindo-lhe o status da maior e melhor Universidade do Nordeste e uma das mais conceituadas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...