sábado, 11 de abril de 2015

CIÊNCIA, ACADEMIA, E DESENVOLVIMENTO

   
Por: Prof. Dr. Sofiane Labidi
    O futuro da humanidade passa pela ciência. Cada vez mais, nosso mundo está dependendo do conhecimento e de sua aplicação.  A ciência é a descoberta e geração de novos conhecimentos fruto da pesquisa científica.  A ciência é reconhecida também como o “método de pensamento e de ação”.  O método é o caminho; o pensamento é a ideia ou a abstração; e a ação é o visível ou o concreto.
   Graças à ciência, usufruímos hoje da energia elétrica, água tratada, vacinas e remédios contra as doenças, celulares, Televisões, etc. colaborando assim consideravelmente com o progresso da humanidade.  O futuro da nossa gente está atrelado ao conhecimento.
   As revoluções científicas são grandes descobertas que, além de ampliarem o conhecimento existente, mudaram radicalmente nossa forma de ver o mundo e renovam nossos paradigmas.  Como exemplos de gente responsáveis dessas revoluções científicas, citamos: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Charles Darwin, Max Planck, Albert Einstein, etc. A revolução de Nicolau Copérnico, no século XVI, por exemplo, derrubou a teoria que considerava a Terra como o centro do         Universo afirmando que nosso planeta gira em torno do Sol.
Entretanto, embora tais teorias sejam muito importantes, nenhuma delas rivaliza com o impacto da revolução quântica.  A mecânica ou física quântica é o estudo dos sistemas físicos em uma escala muito pequena (10-10) nas camadas atômicas e subatômicas: átomos, elétrons, prótons, pósitrons, etc. em oposição à mecânica clássica de Newton.
   Devemos ter uma visão quântica do nosso universo e não uma visão clássica.                 Devemos acreditar que o homem é o centro do universo e que a ciência é seu grande aliado.
    Precisamos entender que a ciência é a grande responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico de uma nação, de uma região, de um estado, de uma cidade.  Sem a ciência, seremos, eternamente, meros copiadores de modelos, e continuaremos dependentes para sempre.
      A ciência tem que ser popularizada e a educação tem que ter prática, pois não existe ciência sem a prática científica.  Infelizmente, estamos focando muito mais a quantidade de que a qualidade.
  É preciso mudar o paradigma e reconhecer que é com o conhecimento, empreendedorismo, e inovação que iremos crescer e esperar um futuro melhor.
   Quando falo de conhecimento, me refiro à necessidade de uma educação de qualidade focada nas reais necessidades da nossa gente.  O princípio do “conhecimento útil” que infelizmente é pouco entendido e colocado em prática por nossa academia.
  Quando falo de empreendedorismo, me refiro à importância da empresa no tecido econômico e social, pois ela é a grande responsável pela geração de emprego e de riqueza no estado e no país.
  Quando falo de inovação, me refiro à importância da criatividade e da pesquisa científica que é transformada em riquezas.

   Sem dúvida, a Agenda do futuro é a agenda da formação, do conhecimento, da ciência e da inovação.  Vamos dar aos nossos jovens as condições para produzir ciência, riqueza, e crescimento.  Vamos investir no conhecimento útil e intensificar o aporte da ciência e da tecnologia na nossa estratégia de desenvolvimento.  A nossa academia precisa sair de sua zona de conforto e do atraso e assumir seu verdadeiro papel na sociedade i.e. nossa academia precisa ser um verdadeiro elemento de transformação da sociedade.  Viva a Ciência aliada do cidadão e do progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...