quinta-feira, 27 de novembro de 2014

COACHING E ESCOLA

Por: Prof. Dr.  Sofiane Labidi

O ser humano é um agente intencional, racional, cognitivo, e adaptativo.  Intencional por que é guiado pelos seus objetivos; racional porque sabe escolher o melhor caminho para atingir seus objetivos; cognitivo porque usa sua mente e seu conhecimento para raciocinar e tomar decisões; e adaptativo por que tem capacidades extraordinárias de adaptação às mudanças.  Isto lhe confere a característica de inteligência.
A questão é de saber se esta inteligência está sendo realmente otimizada? Será que estamos de fato usando nosso potencial intelectual e nosso talento para atingir nossos objetivos maiores (sermos felizes, homens de sucesso, ricos, de bem com a vida, etc.)?  Por que a maioria das pessoas não utiliza ao máximo sua inteligência para atingir seus objetivos? Por que nós não fazemos o que sabemos que somos capazes de fazer?
O que observamos é que a maioria está sempre lamentando isso ou aquilo.  Arranjamos desculpas para explicar por que não alcançamos o que esperamos fazer.É que, por algum motivo, sentimos que teríamos tudo o tempo do mundo para fazer o que desejamos!
Contudo, precisamos controlar nossa vida para que ela seja do jeito que queremos. Por sermos agentes intencionais e racionais devemos planejar nossas vidas.
O primeiro passo de uma estratégia bem-sucedida de planejamento é sonhar!  Primeiro sonhamos e depois pensamos como realizar o sonho.  “São os sonhos que movem o mundo” e “Você é do tamanho dos seus sonhos” são best - sellersde César Souza que é um dos maiores consultores empresariais em recursos humanos.  Outra frase muito famosa no meio empresarial é”o maior pesadelo é perder a capacidade de sonhar, é não ter mais sonhos'.
Isso é o objeto de uma nova área chamada coaching cujo objetivo é de estudar o processo de desenvolvimento do homem.  Como podemos nos envolver em um processo de evolução constante tanto pessoal como profissional?
O coaching éuma metodologia de aprendizado comportamental focada em motivação para um plano de ações que produz resultados.  O Coachingajuda as pessoas a sonharem etransformaremseus sonhos em realidades, atingir metas, e superar desafios.
Um dos nossos maiores desafiosao longo da história da humanidade, tem sidocomo fazer com que as pessoas produzam mais e melhor?Para isto, é preciso descobrir o que causa um verdadeiro impacto nos resultados.Assim, o Coaching é um processo fundamental para ajudar as pessoas a aumentar em suas produtividades.
A palavra Coaching veio do húngaro e tem origem no mundo do esporte transmitindo o sentido de treinar, de apoiar pessoas a se dedicarem e a terem entusiasmo no que fazem e no cumprimento de seus objetivos.Quem exerce o coaching é chamado de Coach, e quem o recebe o coaching é chamado de Coachee.
A essência do coaching está no trabalho com metas e no desenvolvimento de competências para conquistar essas metas.  Assim, a gestão por competência tem fundamental importância.  Neste processo, é preciso focar o tripé CHA (Conhecimento, Habilidade, Atitude).  Conhecimento é saber fazer, Habilidade é poder fazer, e Atitude é querer fazer.  É a atitude que leva à tradução concreta dos sonhos em resultados.  Portanto, de nada adianta saber fazer e poder fazer, ou seja, conhecimento e habilidades, se nós não tomamos atitude, se nós não temos a vontade de fazer e de transformar.
O coaching é um excelente instrumento de desenvolvimento profissional, pois é um processo que nos permite um pleno conhecimento das nossas ações por meio do autoconhecimento, colocando metas claras materializadas em ações específicas.  São realizadas reflexões sobre objetivo, estratégias, recursos, planejamento, e ações. O questionamento de que se estamos no caminho certo e a introspecção sobre o assunto a cada momento minimizam os possíveis erros que possamos cometer no caminho.
O coaching evolutivo vai além de trabalhar metas e competências; ele foca a transformação e a evolução pessoal.O coaching pessoal (chamado também de coaching integral) ajuda a melhorar a qualidade de vida e o relacionamento com a sociedade.  Ele nos ensina novas técnicas para aumentar o equilíbrio emocional e nos ajuda a coloca-las em prática com sucesso.  Ele nos permite também a melhor organizar o nosso tempo e consequentemente dedicar mais tempo ao lazer e à família, pois o coaching parte do principio de que o tempo não se acha, ele se cria.
O Coaching é também o exercício de uma liderança refinada.  O Coach é um líder, mas nem todo líder é coach. Para ser coach, não precisa ser chefe do cliente (coachee), embora os coachessão geralmente gerentes, chefes e supervisores, em função da liderança que se espera que eles devem exercer com sucesso.
Por meio do processo de Coaching, novas competências surgem, tanto para o coach quanto para seu cliente.  No ambiente corporativo, os coaches ganham uma escola prática de liderança e autoconhecimento que nenhuma formação acadêmica dar.  Os clientes ganham suporte ao seu desenvolvimento; e a organização ganha uma extraordinária rede de formação contínua e compromisso com resultados.
Assim, o coaching nos leva à tomada de consciência, a sair da zona de conforto, potencializar nossas escolhas e mudar para melhor,liberando nosso potencial e maximizando nosso desempenho.Portanto, o coaching, mais do que ensinar, é ajudar as pessoas a aprender.
Atualmente, o Coaching é a carreira que mais cresce no mundo.  No Brasil, o mercado é muito carente de profissionais de coaching.  Aí uma boa oportunidade para nossos jovens pensarem em uma carreira de sucesso.

As atividades de Coaching não se limitam apenas ao mundo corporativo; elas são exercidas nos mais diversos ambientes.Será de uma grande valia se nossas escolas e nossa academia em geral, integrasse em seu currículo uma formação em coaching para seus professores e alunos.  Certamente, elevaremos o nível educacional e ajudaremos nossos alunos a serem verdadeiros cidadãos de sucesso, conscientes, e focados em seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...