segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O PODER DAS IDEIAS

Por Sofiane Labidi
                
Gerar ideais, inovar é a palavra de ordem deste início do século XXI.  Inovar é preciso.  Inovar no produto, no processo, no serviço, no marketing, em ambos, inovar na vida, inovar em tudo. Em um ambiente caracterizado por mudanças, a inovação é a chave para se obtiver e mantiver vantagens competitivas.
O primeiro passo para a inovação é a geração de ideais novas i.e.a criatividade.  Para ser inovador é preciso ser criativo.  Porém esses dois conceitos não têmo mesmo significado.  A criatividade é o processo mental de geração de novas ideias.  Enquanto a inovação é a criação de valor (valor agregado) a partir da implantação de novas ideias.  Inovar é transformar as ideais geradas em realidade que mude a vida das pessoas trazendo conforto e/ou economia e lucros para as pessoas.
Quando se fala em criatividade vem na mente nomes como a NASA, Einstein, Mozart, Steve Jobs, etc.  Certamente, eles são ou foram incríveis, deixarem coisas notáveis que impactarem a humanidade.  Entretanto, há outras ideias criativas, que mexem com nosso cotidiano, mas que não são lembrados quanto às outras.  Produtos como caneta, chave, prendedor de roupa, escada, etc. são observados hoje com a maior naturalidade, mas que, na época de sua introdução,eram como grandes invenções.
A criatividade está presente em todos os setores de atividades: no artesanato, comércio, indústria, ciência, governo, etc.Na realidade, ela se tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana.
Para inovar é preciso ser observador, questionar os hábitos e atitudes tradicionais, explorar novos métodos, e aceitar o risco e desafio da mudança.  A criatividade pode ser cultivada, desenvolvida, e sustentada no ambiente de trabalho.  É preciso, portanto, criar ambientes propícios à inovação que valorizam as ideias inovadoras e as contribuições para melhoria do desempenho da organização.  Isto é hoje uma necessidade do meio corporativo.
O desempenho criativo das pessoas depende de fatores como: expertise, motivação, e pensamento criativo.  É preciso usar o pensamento criativo para gerar as ideias, escolher as ideias com potencial, e usar a imaginação para implementar tais ideias.
Este conceito está sendo ampliado para as cidades criativas que são os espaços urbanos que valorizam sua criatividade agregando atividades diversificadas sociais e artísticas, indústrias culturais, governo, etc. em uma perspectiva de desenvolvimento local.
É importante incentivar nossas micros e pequenas empresas em investir na inovação.  É importante buscar mecanismos de prospecção, identificação e incentivo aospotenciais inovadores em São Luís e no Maranhão.  É lamentável ver que, seis anos depois da FAPEMA ter deixado a Lei Estadual de Inovação pronta (início de 2009), esta lei nunca foi levada adiante e aprovada na Assembleia.  Além disso, o Maranhão é hoje o único estado da federação que não possuiu um Plano de Ação em Ciência, Tecnologia, e Inovação.  Sem dúvida, são dois fatores que atrapalharem imensamente o avança da ciência no nosso estado nos últimos anos.
É preciso trabalhar o tema da geração de ideias, da criatividade, e da inovação nas nossas escolas.  Este conceito é de fato o motor da economia e do desenvolvimento da sociedade moderna.


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