Por Sofiane
Labidi
Gerar ideais, inovar é a palavra de ordem deste início do século
XXI. Inovar é
preciso. Inovar no produto,
no processo, no serviço, no marketing, em ambos, inovar na vida, inovar em
tudo. Em um ambiente caracterizado por mudanças, a inovação é a chave para se
obtiver e mantiver vantagens competitivas.
O primeiro passo para a inovação é a geração de ideais novas i.e.a
criatividade. Para ser inovador é preciso ser criativo. Porém esses
dois conceitos não têmo mesmo significado. A criatividade é o processo
mental de geração de novas ideias. Enquanto a inovação é a criação de
valor (valor agregado) a partir da implantação de novas ideias. Inovar é
transformar as ideais geradas em realidade que mude a vida das pessoas trazendo
conforto e/ou economia e lucros para as pessoas.
Quando se fala em criatividade vem na mente nomes como a NASA,
Einstein, Mozart, Steve Jobs, etc. Certamente, eles são ou foram
incríveis, deixarem coisas notáveis que impactarem a humanidade. Entretanto,
há outras ideias criativas, que mexem com nosso cotidiano, mas que não são
lembrados quanto às outras. Produtos como caneta, chave, prendedor de
roupa, escada, etc. são observados hoje com a maior naturalidade, mas que, na
época de sua introdução,eram como grandes invenções.
A criatividade está presente em todos os setores de atividades: no
artesanato, comércio, indústria, ciência, governo, etc.Na realidade, ela se
tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana.
Para inovar é preciso ser observador, questionar os hábitos e
atitudes tradicionais, explorar novos métodos, e aceitar o risco e desafio da
mudança. A criatividade pode ser cultivada, desenvolvida, e sustentada no
ambiente de trabalho. É preciso, portanto, criar ambientes propícios à
inovação que valorizam as ideias inovadoras e as contribuições para melhoria do
desempenho da organização. Isto é hoje uma necessidade do meio
corporativo.
O desempenho criativo das pessoas depende de fatores como:
expertise, motivação, e pensamento criativo. É preciso usar o pensamento
criativo para gerar as ideias, escolher as ideias com potencial, e usar a
imaginação para implementar tais ideias.
Este conceito está sendo ampliado para as cidades criativas que
são os espaços urbanos que valorizam sua criatividade agregando atividades
diversificadas sociais e artísticas, indústrias culturais, governo, etc. em uma
perspectiva de desenvolvimento local.
É importante incentivar nossas micros e pequenas empresas em
investir na inovação. É importante buscar mecanismos de prospecção,
identificação e incentivo aospotenciais inovadores em São Luís e no
Maranhão. É lamentável ver que, seis anos depois da FAPEMA ter deixado a
Lei Estadual de Inovação pronta (início de 2009), esta lei nunca foi levada
adiante e aprovada na Assembleia. Além disso, o Maranhão é hoje o único
estado da federação que não possuiu um Plano de Ação em Ciência, Tecnologia, e
Inovação. Sem dúvida, são dois fatores que atrapalharem imensamente o
avança da ciência no nosso estado nos últimos anos.
É preciso trabalhar o tema da geração de ideias, da criatividade,
e da inovação nas nossas escolas. Este conceito é de fato o motor da
economia e do desenvolvimento da sociedade moderna.
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