Uma
pesquisa americana sugere que o uso excessivo de teclados e telas sensíveis ao
toque em vez de escrever à mão, com lápis e papel, pode prejudicar o desenvolvi-mento de crianças.
A neurocientista cognitiva Karin James, da Universidade de Bloomington,
nos Estados Unidos, estudou a importância da escrita à mão para o
desenvolvimento do cérebro infantil.
Ela estudou crianças que, apesar de ainda não alfabetizadas, eram
capazes de identificar letras, mas não sabiam como juntá-las para formar
palavras.
No estudo, as crianças foram separadas em grupos diferentes: um foi
treinado para copiar letras à mão enquanto o outro usou computadores.
A pesquisa testou a capacidade destas crianças de aprender as letras;
mas os cientistas também usaram exames de ressonância magnética para analisar
quais áreas do cérebro eram ativadas e, assim, tentar entender como o cérebro
muda enquanto as crianças se familiarizavam com as letras do alfabeto.
O cérebro das crianças foi analisado antes e depois do treinamento e os
cientistas compararam os dois grupos diferentes, medindo o consumo de oxigênio
no cérebro para mensurar sua atividade.
Respostas diferentes
Os pesquisadores descobriram que o cérebro responde de forma diferente
quando aprende através da cópia de letras à mão de quando aprende as letras digitando-as
em um teclado.
As crianças que trabalharam copiando as letras à mão mostraram padrões
de ativação do cérebro parecidos com os de pessoas alfabetizadas, que conseguem
ler e escrever.
Este não foi o caso com as crianças que usaram o teclado.
O cérebro parece ficar "ligado" e responde de forma diferente
às letras quando as crianças aprendem a escrevê-las à mão, estabelecendo uma
ligação entre o processo de aprender a escrever e o de aprender a ler.
"Os dados do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um
sistema que facilita a leitura quando as crianças começam a passar por este
processo", disse James.
Além disso, desenvolver as habilidades motoras mais sofisticadas
necessárias para escrever à mão pode ser benéfico em muitas outras áreas do
desenvolvimento cognitivo, acrescentou a pesquisadora.
As descobertas da pesquisa podem ser importantes para formular políticas
educacionais.
"Em partes do mundo, há uma certa pressa em introduzir computadores
nas escolas cada vez mais cedo, isto (esta pesquisa) pode atenuar (esta
tendência)", disse Karin James.
Muitas escolas americanas já transformaram o ensino da escrita à mão em
alternativa opcional para professores. Por isso, muitos educadores não ensinam
mais caligrafia.
Uma solução poderia ser usar algum programa em um tablet que simulasse o
ato de escrever à mão.
Mas, pelo que a pesquisa da cientista sugere, nada parece substituir o
aprendizado com a escrita à mão.
Leia mais em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150212_gch_criancas_teclados_fn
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