segunda-feira, 6 de outubro de 2014

LER, É PRECISO!

Quem não se lembra da famosa máxima do francês Antoine Lavoisier: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” que traduz a lei da conservação da matéria.  Lavoisier foi considerado o pai da Química moderna.  Com 22 anos de idade, esta mente brilhante recebeu a medalha de ouro da academia francesa de ciências, e aos 25 anos, ele se tornou membro desta academia.Infelizmente, ele foi guilhotinado, nos tempos da revolução francesa, no fim do século XVIII.  A comunidade científica lamentou muito a morte de Lavoisier.  Alguns comentários da época foram taxativos ao afirmarem: “eles precisarem de alguns segundos para se livrar desta cabeça, entretanto nem 100 anos serão suficientes para reproduzir uma mente semelhante”.
Infelizmente, em pleno século XXI, o Maranhão tem mais 19% de sua população analfabeta, i.e., praticamente uma a cada cinco pessoas é analfabeta.  O Maranhão é o terceiro pior estado da federação em alfabetização.  No brasil, a taxa é de mais de 9%, ou seja um a cada dez pessoas é analfabeto.  Isto atrapalha qualquer projeto de desenvolvimento de um país.
O analfabetismo entre jovens e adultos é uma questão que deve envergonhar a cada um de nós.O analfabetismo deve ser tratado como um enorme problema social, uma barbaridade que precisa ser sanada urgentemente.
Os números se agravam quando o assunto é analfabetismo funcional e muito mais ainda quando a analisarmos o analfabetismo digital.  O analfabeto funcional é aquele que sabe ler, mas não consegue interpretar e entender o que ele está lendo.  Um em cada cinco brasileiros acima de 15 anos (20,3%) é analfabeto funcional, ou seja, mais de 20 milhões da população adulta.
A ONU lançou em 2003 a Década da Alfabetização e definiu metas personalizadas dentro de seu segundo objetivo de desenvolvimento do milênio -ODM para acompanhamento da evolução do combate ao analfabetismo até 2015.  A ONU, e especificamente a UNESCO, considera um território livre do analfabetismo quando este tem uma população alfabetizada acima dos 96%.  Isto é, a população analfabeta tem que ser abaixo dos 4%.
O analfabetismo é uma questão crônica e é um dos fatores da vulnerabilidade social.  De fato, a população analfabeta é excluída pois tem dificuldades de ser absorvida pelo mercado.
Combater o analfabetismo exige compromisso, dedicação e muita vontade política por parte de nossos governantes.Precisamos, portanto, de uma grande campanha de erradicação do analfabetismo no Estado.  Quando falo de campanha de erradicação, penso na definição de metas e prazos.  É preciso também envolver parceiros como as prefeituras, ONGs, igrejas, famílias, etc. mobilizando todos para atingir este grande objetivo.
O governo que se instala em janeiro de 2015 no nosso estado, pode e deve colocar entre suas mobilizadoras a erradicação do analfabetismo com prazos e metas pré-estabelecidos.  São Luís, por exemplo, com uma taxa de 4,5% é muito próximo de ser declarado livre de analfabetismo desde que haja um interesse e uma dedicação em fazê-lo.  Afina, não é coincidência que 8 de setembro que é a data do aniversário de São Luís coincide com o dia internacional de combate ao analfabetismo.  São Luís, Atenas Brasileira, capital americana da cultura, terra de muitos poetas, escritores, artistas, e homens da ciência, merece este destaque.
Contudo, vale ressaltar que pouco adianta tirar as pessoas do analfabetismo se elas não consigam avançar na sociedade.  Assim, é preciso pensar em um programa que lhes traz uma verdadeira inclusão social (cidadania, profissionalização, empregabilidade, etc.).  É por isso que os projetos de erradicação do analfabetismo devem caminhar juntos com os programas de combate à pobreza, pois o combate à pobreza passa também pela alfabetização do povo.

Vamos, portanto;nós mobilizar para atingir esta meta.  Vamos declarar em breve São Luís e o Maranhão um território livre do analfabetismo levando assim dignidade e cidade para esta parcela sofrida da nossa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...