terça-feira, 21 de outubro de 2014

LOGÍSTICA E DESENVOLVIMENTO

A globalização da economia trouxe para as empresas um cenário extremamente desafiador caracterizado pela busca incessante por maior competitividade e inovação tecnológica.
Para superar seus desafios, as empresas são obrigadas a operar com baixos preços e acabam optando por tomar decisões como redução de custos, demissões, etc.porém, poucas alcançam os resultados desejados.
A fim de garantir sua sobrevivência na nova economia, as corporações precisam manter um sistema de Business Intelligence –BI (Inteligência Empresarial) i.e. um sistema que descreve suas habilidades de acessar e explorar informações e recursos em prol de uma gestão de sucesso.
Dentre os diversos focos do BI, a Logística está se firmando como uma estratégia competitiva bastante eficaz e merece um tratamento diferenciado.A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para execução de todas as atividades da empresa.
A Logística leva as empresas a planejarem e coordenarem suas ações gerenciais de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde a aquisição de insumos até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto ou serviço entregue.
Apesar de ser uma área que se fortaleceu a partir dos anos 90, a logística existe desde o início da humanidade.  Os líderes militares já utilizavam a logística pois as guerras eram longas e distantes, e portanto eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos.
Comemoramos no dia 6 deste mês de junho, o dia mundial da logística.  É uma data simbólica que referência o dia D, quando ocorreu o maior movimento logístico já conhecido na história da humanidade que é o desembarque das forças aliadas na Bretanha francesas no final da segunda Guerra Mundial em 1945.
Entretanto, os avanços tecnológicos acontecidos após a segunda guerra e as necessidades impostas pelo novo mercado levarem a uma evolução do entendimento e da aplicação do conceito da logística.
A importância crescente deste conceito está justificada por apresentar as maiores oportunidades de lucratividade empresarial e por estar ligada às estratégias de desenvolvimento local e regional.
De fato, uma cidade, uma região, ou um país que tenha definido uma estratégia de desenvolvimento que seja atrelada a uma Logística Territorial aproveitando de modo racional e eficiente seu espaço físico terá mais chances de se tornar alvo de interesse de investidores e portanto de crescimento e desenvolvimento.
É importante frisar que crescimento e desenvolvimento são dois conceitos que são geralmente muito confundidos.  Contudo, crescimento não leva necessariamente ao desenvolvimento.
A infraestrutura logística (transporte, energia, saneamento, etc.) é um agente indutor de desenvolvimento e integração de um País.Infelizmente, o Brasil ocupa a 65ª posição no índice de performance logística, de acordo com o estudo do Banco mundial sobre os serviços logísticos do comércio na economia mundial em 2014.
O ranking é liderado pela Alemanha, considerada o país com a melhor logística do mundo, seguida pela Noruega, Bélgica, Reino Unido, Singapura, e Suíça.O estudo envolve 160 países e é divulgado de dois em dois anos pelo Banco Mundial desde 2007.  São avaliados os fatores de desenvolvimento do comércio, especialmente, a eficiência dos serviços de alfandega, rapidez da entrega, etc.
O Brasil apresenta um histórico de baixo investimento nesse setor tão importante.  O País investe hoje cerca de 2% do PIB em infraestrutura.  Este percentual é o terço de que investe o chile e a china por exemplo.
Estima-se que para reverter este déficit, o Brasil precisa investir cerca de 5% do PIB, ou seja, cerca de R$ 183 bilhões por ano.Além disso, os custos de transporte no Brasil são bastante superiores à média praticada no mercado mundial.
Além da deficiência de investimento, descontinuidade, e atraso nas obras (atraso médio de 4 anos), a falha da logística brasileira é causada principalmente pela dificuldade de planejamento, pela inadequação do marco regulatório existente, e pela ausência de políticas de integração modal (integração de rodovias, ferrovias, hidrovias, e aerovias).
Alogística empresarial é a área da gestão responsável por prover os recursos necessários para execução das atividades da empresa. Efetivamente, a logística implica nos processos de planejamento, implementação, e controle, de forma eficiente e eficaz,do fluxo dos recursos materiais, informacionais, e humanos durante a produção e distribuição, visando atender os requisitos do cliente (qualidade, custo, prazo, etc.).  Por isso, ela envolve diversas áreas como engenharia, economia, contabilidade estatísticamarketingtecnologia, e recursos humanos.
O Maranhão é um estado abençoado por Deus e privilegiado pela natureza.  Sua localização geográfica é invejável pela sua proximidade da Europa e dos Estados Unidos e em breve ao mercado asiático com a ampliação do canal do Panamá.
Infelizmente, o Maranhão não está tirando proveito disto simplesmente pela falta de um programa que assegura uma ampla eficiência logística.Na hora que o nosso estado atinge um grau de eficiência logística aceitável, certamente ele se tornará um importante polo de atração de empresas e de investimentos contribuindo assim para desenvolvimento econômico e social de nossa gente.
É preciso também reforçar junto ao empresaria do maranhense a importância e os benefícios da logística e o impacto para o seu negócio quando esta é trabalhada de forma estratégica.

Uma ação desta natureza contribuirá para uma ampliação do mercado e consequentemente dos negócios no estado, redução das distancias, redução dos custos, dinamização do comercio, e aumento da competitividade.  Isto é fundamental para a prosperidade do setor produtivo e consequentemente para geração de oportunidades para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...