quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O FUTURO DA HUMANIDADE!

Por Sofiane Labidi

Em 31 de outubro de 2011, nascia em Manilla nas Filipinas, o sétimo bilionésimo ser humano na terra. Esta garotinha chamada Danica foi eleita pela ONU cidadão do mundo.
Nosso planeta atingiu seu primeiro bilhão no início do século IX, exatamente em 1804.  Em 1927, a população mundial dobrou e passou a ser 2 bilhões de pessoas.  A partir daí, ela iniciou uma curva de crescimento exponencial e assustador.  De fato, nos dois últimos séculos(IX e XX) a população mundial teve um acréscimo de 5 bilhões de pessoas, passando a 3 bilhões em 1959, 4 bilhões em 1974, 5 bilhões em 1987, 6 bilhões em 1999, e 7 bilhões em 2011.                  Estima-se que atingiremos 8 bilhões em 2034, e 9 bilhões até 2045.
Segundo estatísticas do Fundo da População da ONU,atualmente, nascem em média cerca de 500 mil pessoas no mundo por dia.A cada segundo, nascem cinco pessoas e morrem outras duas pessoas.  Em São Luís nascem em média 68 crianças diariamente.
      A ONU estima que a população mundial está crescendo aproximadamente 1,1% ao ano, ou seja, cerca de 77 milhões de pessoas por ano.Para os curiosos e fanáticos dos números, eu aconselho este site da BBC www.bbc.co.uk/news/world-15391515 que, além de mostrar a evolução da população mundial através do tempo, apresenta o ranking de nascimento de uma pessoa (“HumanNumber”)  i.e. a quantidade das pessoas que existiam quando você nasceu e a quantidade de pessoas que viverem na terra até aquela data, basta você digitar a data de seu nascimento.
       Somos portanto 7 bilhões de almas humanas na face da terra.Segundo informações da National Geographic, uma pessoa levaria 200 anos para contar todos estes números em voz alta.Achegada da Danica,certamente está fazendo a alegria de seus pais, mas este fato tem um significado profundo que vai além da simples preocupação com o futuro de um bebê, sua alimentação,sua educação,sua carreira,sua segurança,sua felicidade,etc.Com tanta gente na face da terra, o desafio da humanidade está ficando cada vez maior e relevados aspectos ligados ao meio ambiente, às mudanças climáticas,à saúde,à prosperidade e conômica mundial, etc.
       Se este marco populacional está mostrando sinais positivos como o aumento na expectativa de vida e uma melhora na qualidade devida em relação às gerações anteriores vivendo assim mais e melhor;por outro lado, há um agravo nas condições de nosso planeta terra que está mostrando sinais de sobrecarga com os problemas de aquecimento global e escassez de recursos naturais.
       Em 1960 as pessoas viviam em média 53 anos, enquanto em 2010 a expectativa de vida passou a ser 69 anos.O aumento populacional podendo piorar a situação da pobreza e das desigualdades sociais principalmente nos países em desenvolvimento.
      A oultra passara barrados 7 bilhões de pessoas, a humanidade e marca um momento de reflexão sobre seu futuro.O desafio maior é sem dúvida o meio ambiente: atmosfera, terra, fauna, flora, etc.  O crescente aumento populacional está provocando uma forte pressão sobre os ecossistemas e os recursos naturais.  De fato, o homem é o maior poluidor do planeta e quem mais consome e desperdiça seus recursos naturais.  A pouca responsabilidade e a falta de cuidados estão levando o homem a, não apenas provocar mudanças climáticas e esgotar os recursos de energia e os recursos naturais, mas também de levar muitas espécies à extinção nas próximas décadas.Assim, consequências nefastas estão por acontecer.
      Para controlar a situação e evitar catástrofes, o homem precisa se adaptar a esta situação.   Precisamos nos unir, nos conscientizar, e tomar providências corajosas como, por exemplo,as que vão controlar a evolução demográfica mundial e de analisar seus impactos sociais e ambientais.
     O desperdício dos alimentos está avaliado pela ONU a mais de 222 milhões de toneladas por ano, é inacreditável!O Brasil é um dos países que mais desperdiça, com cerca de 30% de sua produção jogada fora.  Evidentemente que, não são os países pobres que desperdiçam.Enquanto os países pobres produzem mais de que consumam, um país como os estados unidos, por exemplo, consome 4 vezes mais de que produz.  Em média produzimos o suficiente para alimentar toda humanidade, porém há mais de um bilhão de pessoas famintas no mundo, ou seja, uma a cada 7 pessoas.
    A ONU declarou 11 de julho o Dia Mundial da População como um esforço para aumentar a conscientização sobre questões como a importância do planejamento familiar, a igualdade de gênero, educação, pobreza, saúde materna, e de cuidados aos idosos. 
     Precisamos urgentemente controlar o consumo e o desperdício.  Chamamos para uma solidariedade mundial mais sustentada, mais real e verdadeira, e por trabalharmos unidos para um mundo melhor.  Precisamos quebrar o ciclo da pobreza e da desigualdade, educar nossos povos, e envolver os jovens no planejamento de um mundo onde reina a paz, um mundo moderno, mais justo e que cabe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...